segunda-feira, 3 de novembro de 2008

“QUEM BEBE MENOS,..

Brasileiro que é brasileiro vive a semana inteira pensando no final de semana, passas os finais de semana pensando no próximo feriado, chegam em dezembro e já ta pensando no carnaval...
Sempre foi assim, e esse espírito festeiro vai passar de gerações para gerações...
Final de semana, sol, mar, amigos, combinação que pede cerveja... Happy Hour depois do expediente com os colegas de trabalho... Pede uma geladinha. Tomar uma cervejinha, sair, divertir-se, faz parte da cultura brasileira.

... “Em uma virada de ano, estava eu na praia em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, quando chego um catador de lata, e contou uma piada... Ele estava com certeza alcoolicamente alegre... masss, em qual lugar do mundo, um Homem, tendo que catar lixo, será capaz de sorri e contar uma piada?”...

Difícil... Só brasileiro tem essa capacidade...

Claro, que festa e bebida e o melhor caminho para “fugir” de uma realidade cruel... (mas não vamos entrar no mérito social)
Por outro lado... A diversão é o alento de todo um povo...

Entrando no mérito da Publicidade...Mas uma vez, ela é colocada em questionamento..
É como apresentou meu professor Ney Queiros, (Direito, alias, acessem www.midiaeconsumo.com.br tem coisas interessantes)
Seria a pá responsável pelo buraco?


A publicidade tem o seu papel na sociedade, ela educa, ela informa, ela comercializa e promove o entretenimento... Mas seu principal objetivo é promove a marca, faz com que o individuo tome essa ou aquela... Agora a responsabilidade pelo consumo é do próprio cidadão.
Não da para colocar a culpa de mortes no transito na publicidade, se o cidadão não tem a responsabilidade de beber e não dirigir, ele deve ser punido.
Para isso já tem uma lei específica, a tão comentada “Lei Seca”...

Cadê a fiscalização? Se o governo não consegue ao menos impor uma Lei sobre a população, qual é a culpa da publicidade.
Beber alcoolizado é crime gravíssimo e não apenas por ser crime, essa atitude pode deixar danos e marcar eternas...
Essa irresponsabilidade humana, só se resolve com educação, quando
pararem de perder tempo com questões menos irrelevantes, e olharem para os reais problemas, possivelmente, o resultado sejam mais benéfico para toda a sociedade.

Mas, como a preocupação com a população é tamanha... Cria-se um novo projeto, que tem como principal objetivo reeducar as pessoas...
PROJETO: Projeto de Lei 2.733, de 2008!

O Connar (órgão que auto regulariza a publicidade) já divulgou uma serie de restrições quanto a publicidade de bebidas alcoólicas...
1. Regra geral: por tratar-se de bebida alcoólica — produto de consumo restrito e impróprio para determinados públicos e situações — deverá ser estruturada de maneira socialmente responsável, sem se afastar da finalidade precípua de difundir marca e características, vedados, por texto ou imagem, direta ou indiretamente, inclusive slogan, o apelo imperativo de consumo e a oferta exagerada de unidades do produto em qualquer peça de comunicação.
2. Princípio da proteção a crianças e adolescentes... 3. Princípio do consumo com responsabilidade social... A. eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem; modelos publicitários jamais serão tratados como objeto sexual... 4. Horários de veiculação... 5. Cláusula de advertência... 10. Ponto de venda... 11. Consumo responsável...

Aprovado pelo Conselho Superior do CONAR em 18/02/08
Resolução que disciplina a formatação das “cláusulas de advertência”.
. A “cláusula de advertência”... Conterá uma das seguintes frases:

- "BEBA COM MODERAÇÃO"
- “A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA SÃO PROIBIDOS PARA MENORES”
- “ESTE PRODUTO É DESTINADO A ADULTOS”
- "EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL"
- “NÃO EXAGERE NO CONSUMO”
- “QUEM BEBE MENOS, SE DIVERTE MAIS”
- "SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA”
- “SERVIR BEBIDA ALCOÓLICA A MENOR DE 18 É CRIME”.

Quanto às restrições, algumas são certamente exageradas, no entanto, outras devem ser cumpridas, a final, publicidade também deve educar, logo, de maneira nenhuma deve ser dirigida a crianças, deve alertar sobre os riscos do consumo em exagero, deve alertar para não beber e dirigir, agora quanto ao apelo sexual, será que podem criar um projeto de lei para punir as terríveis olhadas dos homens nas partes traseiras das mulheres...
Tem muito nego que não ia se dar muito bem nessa hen??? rsrs

Contudo, algumas das restrições são cabíveis, é cultural do brasileiro ter regras para tudo, o que essas regram de forma nenhuma devem ser abusivas e intransigentes.

A final... Liberdade de expressão também é LEI...

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/05/07/lobby_da_industria_e_publicidade_retira_urgencia_de_projeto_contra_propaganda_de_bebidas_1301185.html
http://www.conar.org.br/

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